top of page

A PRETO & BRANCO


26 de outubro às 15h e 7 de novembro às 17h

KULT XL Ateliers

rue Wiertz 23, 1050 Ixelles


Performance teatral com dramaturgia e encenação de Helder Wasterlain e interpretação por alunos dos cursos de língua e cultura portuguesas da rede de Ensino de Português no Estrangeiro do Camões, I.P. em Bruxelas.


« O desafio de dramatizar algumas das fotografias do Alfredo Cunha foi-me lançado pelo Centro de Língua Portuguesa Camões ULB. Num dos textos que vai ser interpretado, a atriz diz: ”a leitura de uma fotografia é um ato de silêncio” (frase emprestada ao realizador Eduardo Brito). Ter aceitado deu-me, portanto, a oportunidade de ficar em silêncio e de olhar para os detalhes de cada uma das fotografias expostas. No fundo, fazer falar uma fotografia é absolutamente dispensável. Só valerá a pena falar se for para revelar um detalhe que estimule no espectador a possibilidade da surpresa.

O nome da performance a que vão assistir, A PRETO & BRANCO, é composto por três níveis de entendimento. O primeiro é estético e técnico: todas as fotografias expostas são a preto e branco. O segundo é político e histórico: a relação entre o colonizado e o colonizador. O terceiro é filosófico e poético: entre o preto e o branco, está o cinzento, elemento impercetível, mas é ele quem faz a ligação entre os dois. Não podemos acreditar que a vida, ou qualquer outro assunto, seja ou preto ou branco. O mundo (e não só o da fotografia) está cheio de zonas cinzentas, de nuances, de subtilezas, de incertezas. É nessa zona que pretende estar este trabalho performático. » Helder Wasterlain





15 visualizações0 comentário
bottom of page