top of page

Trinta e nove


2 de novembro às 15h

KULT XL Ateliers

rue Wiertz 23, 1050 Ixelles


Apresentação do fanzine Trinta e nove, de Vítor Hugo Rocha, em presença do autor, publicada no quadro das comemorações do 50° aniversário do 25 de abril.


Esta edição resulta duma parceria entre o Centro de Língua Portuguesa Camões, I.P. Bruxelas, da AJA Bruxelas e da Bedeteca de Beja/Município de Beja.

Parceiros empenhados na difusão da cultura portuguesa, reconhecemos na densidade do texto e imagens de Vítor Hugo Rocha um merecido preito de admiração a quantos, por força da miséria, da ameaça do recrutamento para uma guerra distante ou por convicção ideológica, decidiram dar os passos decisivos para procurar uma outra vida, deixando para trás, e com quanto sofrimento, a família e tudo o lhes era conhecido.

Em Trinta e nove, Vítor Hugo Rocha serve-se da linguagem artística da banda desenhada para deixar memória das condições de vida miseráveis em que o regime mantinha uma parte muitíssimo significativa da população portuguesa. Aqui acompanhamos o início de uma longa viagem, o salto do nosso protagonista que, neste episódio, parte de Salvador de Pedreiro, na região do Minho, e chega a O Rial do Pazo, em Espanha.

Enquanto esperamos para conhecer o desfiar da história de Fernando Lima, recordamos e registamos a nossa homenagem aos portugueses que, procurando uma vida melhor para si e para os seus, contribuiriam simultaneamente para a progressiva abertura do país ao conhecimento de outras realidades, designadamente o progresso humano e social em países democráticos para cujo desenvolvimento estes homens e mulheres também deram importante contributo.


Ana Corga Vieira, CLP Camões IP Bruxelas

Maria José Gama F. Caldas, AJA Bruxelas

Paulo Monteiro, Bedeteca de Beja




14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page