top of page

Abril 2025

Atualizado: há 1 dia

Independências - Comemorar a Revolução de Abril

Quando, em 1975, Portugal reconhece enfim a independência dos países africanos explorados como colónias durante tantos anos, é uma das promessas da Revolução dos Cravos que é realizada. Para os países africanos é o começo de uma nova era de esperanças e desafios.


50 anos mais tarde, queremos recordar a resistência africana ao colonialismo, mas sobretudo o caminho percorrido desde as Independências, destacando o olhar de artistas nascidos no pós-independência que afirmam, e com que força, a vontade da juventude de construir as suas próprias narrativas, revisitando as memórias e experiências do passado, denunciando problemas atuais e imaginando o futuro dos seus países.


O programa Independências, apresentado pela AJA Bruxelas e pelo Centro de Língua Portuguesa na ULB, ao qual se associa Angola 2025, destaca a produção artística e inclui poesia, cinema e artes visuais.

  • Projeção de Nayola, de José Miguel Ribeiro (filme de animação, 83min, 2022, VO legendas FR) A história pessoal de três mulheres (a avó, a mãe e a filha) cujas vidas se inscrevem na grande história de Angola desde a guerra colonial, a guerra civil, até às realidades de hoje.

  • Leitura de poesia de poetas angolanos (pt/fr) por Pascale Kinanga e os estudantes de português da ULB.

  • Exposição Afrotopias: África vista por artistas do PÓS-INDEPENDÊNCIA (pt/fr)


ACESSO GRATUITO

quinta-feira 17 de abril às 18h30

na Université libre de Bruxelles,

Campus Solbosch, Edifício A, Sala AY.2.104

(avenue Franklin Roosevelt 50, 1050 Ixelles)

Commentaires


bottom of page